Acredita-se que a dança existe desde os primórdios, pois o homem já dançava em forma
de rituais, para homenagear seus deuses ou a natureza, para
exorcizar os maus espíritos e até como forma de expressar sua alegria.
A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. Existem vários tipos de danças, dependo da cultura região ou País.
Dança e Educação
A dança no contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes e nas atividades rítmicas e expressivas da Educação Física. Na disciplina Artes a dança é trabalhada como atividade e linguagem artística, forma de expressão, socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal. Como atividade de arte cênica e para apresentações.
Já na educação física o propósito da dança é diferente podendo até se inserir como cultura corporal de movimento humano. Mas a abordagem da dança dentro do contexto da Educação Física é diferente da abordagem da dança no contexto da Arte.
Na educação física a dança é utilizada de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas, deve enfocar o aspecto motor, biopsicossocial, como forma de atividade para condicionamento físico, emagrecimento, bem estar e saúde. Pode ser verificado em clubes, academias e demais espaços de lazer e ginástica. A dança na educação física é uma atividade física instrumental e não artística, que assim como as demais atividades físicas, pode ser utilizada como ferramenta para a melhoria do convívio intra e interpessoais, saúde e qualidade de vida.
No âmbito de formação acadêmico-profissional, existem graduações e pós graduações específicas na área de dança. Os bacharelados em Dança que qualificam profissionais de dança, seja o artista bailarino, dançarino ou coreógrafo e ainda as licenciaturas em Dança que forma os professores de dança. Estes cursos são vinculados à área de conhecimento das Artes.
Dança Contemporânea
A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.

Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas
vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de
1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma
linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet,ao
jazz e ao hip hop.

Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma coleção de
sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e
pós-moderna. O desenvolvimento da dança contemporânea foi paralelo, mas
separado do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra. Distinções podem
ser feitas entre a dança contemporânea estadunidense, canadense e
européia.
A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos
específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir
suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e
procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação,
método Laban, técnica de release, Body Mind Centery (BMC), Alvin
Nikolai. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie
suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas,
sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como
também a fisiologia e a anatomia do corpo. Aliado a isso, viu-se a
necessidade da pesquisa teórica para complementação da prática.

A dança moderna modificou drasticamente as "posições-base" do ballet
clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de
controlar seu peso. Ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet,
fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea busca uma ruptura total com o balé, chegando às vezes até mesmo a deixar de
lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, idéias,
conceitos. Solos de improvisação são bastante freqüentes.
A composição de uma trilha para um espetáculo de dança contemporânea
implica diversos outros fatores além da própria composição musical. A
dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os
tipos de pessoas podem praticá-la. Esse tipo de dança modificou o
espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é
tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo,
pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas,
espaço ou movimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário