Alimentação saudável !!


Siga os Dez passos de uma alimentação saudável!!

• Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.
• Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
• Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
• Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
• Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
• Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.
• Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

Consumo de água durante as atividades físicas!!


                    A dúvida mais comum sobre o assunto é quanto se deve beber e quando é o momento mais adequado para este consumo. O professor da Carpe Diem Academia, Fábio Alonso conta que para que o atleta tenha um bom rendimento e não sinta cansaço logo no início, água durante, antes e após da prática do exercício fará com que evite tonturas, dores de cabeça e cãibras.
                  O recomendado, segundo o professor da Carpe Diem, é beber dois copos de água duas horas antes da atividade. Durante os treinos, deve-se beber água a cada 15 ou 20 minutos. Após a ginástica, Alonso sugere a ingestão de dois a três copos enquanto a pessoa se recupera do esforço físico.

               De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Empresa de Águas Ouro Fino, Guto Mocellin, "a água mineral garante o controle da temperatura corporal e repõe o líquido e os sais minerais perdidos durante as atividades", explica. Para os atletas e freqüentadores de academias, a Ouro Fino possui a água mineral Fitness, com embalagem especial e bico próprio para o consumo durante as atividades físicas. A opção é encontrada na versão sem gás, de 510ml.


   Os benefícios da água!!

                  Além de manter as funções básicas do organismo, a ingestão freqüente de água retarda o envelhecimento, pois evita a desidratação do corpo e ajuda a manutenção das propriedades tônicas dos músculos e sua habilidade natural de contração. Em função do seu pH alcalino, a água ajuda a manter o tônus da pele, evitando aspectos murchos, flacidez e olheiras. Também melhora a circulação sanguínea, elimina toxinas e previne o aparecimento de celulites. Além desses benefícios, a água mineral, em função da sua composição, pode trazer outras vantagens.

              Segundo Mocellin, a água mineral natural Ouro Fino possui quantidades expressivas de bicarbonato (168,65 mg/L), ajudando a aliviar mais rapidamente a sensação de azia e "estômago pesado" após as refeições."Além disso, seu baixo teor de sódio auxilia na eliminação das toxinas do organismo e ajuda a reduzir e prevenir retenção de líquidos, principalmente nas articulações", afirma. Mocellin também destaca o equilíbrio entre os minerais: cálcio, magnésio e potássio como fator que contribui para a formação óssea, evitando cãibras e espasmos musculares.


    Dicas de hidratação:


  1. - Evitar cafeína durante e imediatamente após o exercício. Ela é diurética e desidrata
  2. - Não tomar refrigerantes uma hora antes ou depois dos exercícios - as bebidas gaseificadas estufam o estômago e têm uma absorção mais lenta, não sendo ideais para a hidratação
  3. - Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação para evitar prejuízo metabólico. O álcool diminui o trabalho muscular, aumenta a desidratação e a diurese
  4. - Não beber água imediatamente após as refeições. Aguardar um intervalo de no mínimo 30 minutos para que as vitaminas tenham uma melhor absorção pelo organismo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário